segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A Secretaria de Meio Ambiente Palestrou em Comemoração ao Dia da Árvore

Em comemoração ao dia da Árvore 21 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente de Itamaraju palestrou na escola Municipal São Roque para alunos do ensino fundamental abordando o tema em seus diversos aspectos.



Na palestra foi feita uma conscientização para que os alunos sejam no futuro multiplicadores para um meio ambiente melhor. Além da palestra foi exibido vídeos de educação ambiental e após aberto para perguntas.






segunda-feira, 27 de julho de 2015

A Secretaria de Meio ambiente, Vigilância Sanitária e Sistema de Inspeção Municipal em Parceria Apreendem 15 Arrobas de Carne Suína Irregular em Itamaraju-Ba

A Secretaria de Meio ambiente de Itamaraju, Vigilância Sanitária e Sistema de Inspeção Municipal (SIM), em parceria com policiais da 43ª CIPM apreenderam no final da manhã desta quarta-feira (22), quinze arrobas de carne de porco armazenada  para comercialização de forma irregular.


De acordo com a Vigilância, a apreensão ocorreu no Bairro Marotinho, através de uma denúncia e o proprietário do abatedouro clandestino já havia sido notificado.
O diretor da Vigilância Sanitária Alberico Pacheco, popular “Becuri, disse que a intenção da fiscalização não é punir, mas orientar os proprietários para que cumpram a lei.
A carne apreendida durante a ação será descartada. O caso foi registrado na delegacia local do município.

Fonte: Itamaraju Noticias

segunda-feira, 8 de junho de 2015

SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM ITAMARAJU




Na semana do meio ambiente, durante todo o dia de quarta-feira (03/06) o Ginásio de Esportes Dr. Almir Nobre de Almeida, localizado na região central de Itamaraju, recebeu um grande número de pessoas, em sua maioria, estudantes das escolas da rede pública de ensino do município. O evento, era a culminância do “Projeto Educando para Sustentabilidade”, aplicado em todas as escolas municipais do Ensino Fundamental anos finais desde o mês de março último. Nesse período, as escolas trabalharam em sala de aula com os alunos a confecção de materiais a partir de produtos que seriam jogados no lixo, foram feitos cartazes, maquetes, lixeiras, sacos de lixo feitos com jornais, entre outros, e todo esse material foi levado e exposto no Ginásio de Esportes.





De acordo com a professora Nilsilane Nascimento da Silva, articuladora da área de Ciências na rede pública municipal de ensino e coordenadora pedagógica do projeto, o objetivo da iniciativa que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação foi trabalhar a educação ambiental com os alunos conscientizando-os quanto a necessidade de se preservar os recursos naturais. Para que o projeto saísse do papel e se tornasse realidade foi necessário o empenho dos professores e articuladores das áreas de Ciências, Geografia e Artes com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Durante sua execução, buscou-se desenvolver na comunidade escolar uma atitude ambiental urbana sustentável e integrada nas áreas de resíduos sólidos, conservação da água, adaptação climática e mobilidade urbana, consumo consciente dos alimentos para evitar o desperdício, importância e preservação da fauna e da flora.












Para a coordenadora técnica do projeto, professora Lurdes Marina Barbosa, a participação ativa dos alunos e professores, por meio de atividades de educação ambiental, traz a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. “Isso estimula mudanças nas atitudes e a construção de novos hábitos com relação a utilização dos recursos naturais, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta”, pontua Barbosa. A programação iniciada às 8h seguiu até às 17h com apresentação de danças e peças teatrais por professores e alunos da rede municipal. A EMBASA levou uma maquete de uma estação de tratamento de água e os Agentes de Combate a Endemias fizeram uma exposição sobre a dengue.


                                   




Na terça-feira, também como parte integrante do projeto, professores e alunos da rede pública, apoiados por alunos do Colégio São João Evangelista, promoveram um pedágio com a distribuição de panfletos e sacolinhas para automóvel no semáforo em frente ao Fórum Municipal. Também houve distribuição de mudas de espécies nativas cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e a implantação de lixeiras em pontos estratégicos da Praça Castelo Branco. (Por Nilson Chaves)

Leia mais em http://www.teixeiranews.com.br

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Itamaraju: Realizada a primeira etapa de limpeza da Lagoa do Jacaré

Após algumas reivindicações, a  Prefeitura Municipal de Itamaraju, através das Secretarias de Meio Ambiente e obras, com apoio de moradores da Rua Borba Gato já estão realizando a primeira etapa de limpeza da lagoa do Jacaré.



O trabalho de recuperação ambiental e limpeza da encosta da lagoa foram iniciados na manhã desta quarta-feira (13).
Quem passou pelo local, já viu uma enorme diferença, os matos que encobriam parte da beleza da Lagoa e trazia problemas para vizinhança, já foi retirado.
A grande problemática agora tem sido a presença de plantas emersas dentro da lagoa que atingi cerca de dois metros de altura e para a poda dessas plantas é preciso à utilização de um barco, que até o momento a equipe não conseguiu para dar continuidade nos trabalhos.
Todos os envolvidos no processo tem esclarecido a população que todo o trabalho esta sendo realizado com a preocupação de manter a vegetação natural do local, preservando as suas características.


Nessa área, existia um matagal que estava sendo ocupado por indivíduos em ações criminosas. Os moradores acreditam que essa primeira medida adotada já é um grande passo, para que se pense em projetos futuros para que cultive a beleza da área e dando segurança. As equipes continuarão realizando as atividades no local e os moradores ainda cobram  iluminação de qualidade no local

Fonte: Itamaraju Notícias



quarta-feira, 25 de março de 2015

ITAMARAJU: RECEBIMENTO ITINERANTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25), Itamaraju está recebendo a coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação está sendo realizada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (ARISBA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.



O recebimento itinerante é uma modalidade temporária de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que visa facilitar o acesso de produtores rurais a devolução, como está descrito na lei 9. 974/2000 e do Decreto 4. 074/2002, que obriga que as embalagens de agroquímicos após o uso dos produtos, devem ser descartadas no prazo de um ano a partir da data da compra.

Epaminondas Peixoto Engenheiro Agrônomo da ADAB nos disse o quanto é importante que os agricultores, sejam conscientes em relação à devolução das embalagens. “As embalagens devem ser feitas a tríplice lavagem e encaminhadas para o ponto de entrega, após o agricultor recebe o comprovante de devolução, em seguida as embalagens serão transportadas com segurança para serem ambientalmente adequadas” completou Epaminondas.

São três processos que devem ser seguidos, são eles: tríplice lavagem, ou seja lavar a embalagem totalmente vazia por três vezes com água limpa, em seguida tornar a embalagem inutilizada, para isso, é preciso cortar o fundo e fazer furos nas laterais, danificando-as para que não sejam usadas como recipientes novamente, e por último armazenar os frascos lavados e inutilizados em local adequado até a entrega no posto de recolhimento. Todo esse procedimento deve ser feito com os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, inclusive na aplicação do produto.

O objetivo da coleta itinerante é recolher as embalagens vazias de agrotóxicos das cidades onde não possuem um ponto de coleta. No Sul da Bahia apenas a cidade de Ilhéus tem uma central de armazenagem dessas embalagens. Com o recebimento itinerante em Itamaraju as cidades de Prado, Itabela e Eunápolis também são beneficiadas.

Esta é uma oportunidade para fortalecer o compromisso e a conscientização na gestão pós-consumo das embalagens vazias de agrotóxico. A estimativa é que sejam recolhidas cerca de sessenta mil embalagens.



Os recebimentos acontecerão das 8h às 16h na Antiga Serralheria de Bernardino. Todo material será levado para a central de recebimento de Ilhéus (BA), gerenciada pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV. Com informações do Sul Bahia News.

Fonte: www.zipix.com.br