O Pau-Brasil foi declarada árvore nacional, no dia 07 de dezembro de 1978, com nome científico Caesalpinia echinata, sendo a única protegida por Lei. A árvore, que tem seu dia oficial comemorado no dia 03/05 e dá nome ao país. O Pau-Brasil é uma árvore de sol e sua flor é amarela e perfumada. O Pau-Brasil é uma árvore de sol e sua flor é amarela e perfumada.
Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.
Foram 375 anos de exploração, e por muito tempo extraiu-se a "brasileína" que dava cor às roupas da nobreza e utilizada como tinta de escrever, e além do corante, a madeira do pau-brasil era utilizada nas indústrias civil e naval. O ciclo econômico do pau-brasil, se concentrou exclusivamente na Mata Atlântica, sua área original. Atualmente o Pau-Brasil é considerado uma árvore em extinção no seu habitat devido a essa exploração excessiva.