No dia 19 de junho de 2012 às 09:30h, foi realizada na sala de reuniões da prefeitura municipal de Itamaraju a posse dos membros titulares e suplentes do conselho Municipal de Meio Ambiente, com os seguintes nomes: :
Presidente Evandro Silva Guimarães;
Vice Presidente Mirca Daniella Almeida Nogueira;
1º Secretário Luiz Vieira dos Santos;
2ºSecretário Geovania Moreira Lima Leite;
Tesoureira Osvaldina Rocha dos Santos.
Que foram empossados pelo decreto n° 870/2012.
Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo
quarta-feira, 20 de junho de 2012
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Educação Ambiental no Dia Internacional do Meio Ambiente
No dia 05 de junho de 2012, dia esse que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, foi realizado o Projeto de Educação Ambiental de Itamaraju, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que foi realizado no Conjunto Habitacional do Vale do Jucuruçu, onde foram mobilizadas crianças e adolescentes, lembrando que esse bairro se situa as margens do Rio Jucuruçu. Nesse mesmo local se tem a pretensão da criação do Centro de Educação Ambiental de Itamaraju (CEAI), no centro comunitário da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional do Vale do Jucuruçu, que visa trabalhar os Recursos Hídricos, Educação e Sustentabilidade, Mata ciliar e Resíduos Sólidos. Projeto esse que tem o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre a problemática ambiental.
Durante a execução da primeira aula do projeto foi utilizada a metodologia de apresentação de vídeos, que teve como tema principal o Ciclo da Água, que abordou a questão da poluição dos rios, o uso consciente da água e a supressão da mata ciliar. Sendo que logo após ouve a explicação detalha do que os vídeos queriam passar para as crianças.
Nessa primeira aula houve uma participação expressiva de 37 crianças e adolescentes de diferentes idades, em especial tivemos a presença de 03 mães. Durante a exibição do vídeo foi possível observar o interesse das crianças pela questão ambiental.
A comunidade apoiou o projeto, inclusive já querendo saber a data das próximas ações. Lembrando que os pais gostaram e incentivaram que se faça permanente esse projeto, pois seria uma forma de estar suprindo a falta de uma atividade educacional para as crianças após escola.
Tendo em vista o sucesso do início do projeto, os idealizadores do mesmo, Geovania Moreira Lima Leite (Educadora Ambiental) e Lucas Ramon Gomes dos Santos (biólogo) relataram que as ações irão se fazer presente em outras oportunidades. Pois a Educação Ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e as comunidades adquirem consciência de seu meio e apreendem os conhecimentos, os valores, as habilidades, a experiência e também a determinação de que lhes capacite agir, individual e coletivamente, resolução/amenização dos problemas ambientais presentes e futuros.
Assinar:
Postagens (Atom)